Novo ensino médio: saiba quais mudanças passam a valer em 2022

Novo ensino médio: saiba quais mudanças passam a valer em 2022

  • Novo ensino médio: saiba quais mudanças passam a valer em 2022

Estudantes de SP e MS avaliam início do Novo Ensino Médio como positivo
--:--/--:--

Estudantes de SP e MS avaliam início do Novo Ensino Médio como positivo

Os alunos que ingressarem no ensino médio a partir deste ano vão se deparar com uma novidade. O novo ensino médio, aprovado numa lei de 2017, passa a valer a partir deste ano letivo e vai mudar gradativamente o ensino em escolas públicas e privadas de todo o país.

Entre outros pontos, o novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais, uma mudança na grade curricular e até no objetivo do próprio ensino médio.

Leia também

O que antes poderia ser visto como uma preparação para o ensino superior vai passar a ter um olhar voltado ao mercado de trabalho. Isso porque a etapa de ensino será integrada a cursos técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área específica.

Nesta reportagem, você vai ver:

  • Como ficará a carga horária
  • O que muda na grade curricular do novo ensino médio
  • O que são os itinerários formativos

A carga horária vai aumentar

Todas as escolas públicas e privadas terão que expandir o tempo dedicado ao ensino médio já a partir deste ano. O tempo de aula que era de, em média, 4 horas por dia, passará a 5 horas por dia. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior.